O que é Cogmed?

Presente em mais de 20 países, o Cogmed agora é aplicado no Brasil. Com ele, qualquer pessoa pode treinar e desenvolver a sua memória operacional por meio de exercícios cognitivos.

O Cogmed é um método simples e com alto índice de efetividade: 80% das pessoas que fizeram o Cogmed tiveram alterações sensíveis em sua capacidade de concentração, foco, controle dos impulsos e diminuição do déficit de atenção.

O Cogmed foi desenvolvido por neurocientistas renomados e tem eficiência comprovada. Seu histórico apresenta resultados positivos, fortes e duradouros e estão descritos em pesquisas rigorosas, publicadas e divulgadas em importantes publicações científicas.

Como funciona o Cogmed

O programa é realizado sob a supervisão e apoio de um tutor certificado que garante a qualidade do treinamento através da motivação do usuário. Em 3 versões, o Cogmed atende as diferentes faixas etárias:

JM para crianças pré-escolares
(a partir de 4 anos)
Contribui para o aumento da atenção e do foco para realizar atividades e seguir instruções.

RM para crianças e adolescentes

Melhora a capacidade de leitura, resolução de problemas de matemática e compreensão de diálogos.

QM para jovens e adultos

Auxilia em desafios que envolvem planejamento, organização, atenção, tomada de decisão e cumprimento de prazos.
Todas as versões são adaptativas tanto na intensidade quanto no nível de dificuldade. O que é fundamental para o sucesso do programa.
Com muita flexibilidade e comodidade, o usuário define o cronograma de treinamento junto ao tutor Cogmed, bem como define o local de aplicação: casa, trabalho, etc. – sempre priorizando um local tranquilo.É possível definir a intensidade do treinamento entre 3, 4 ou 5 vezes por semana e sua duração em 25, 35 ou 50 minutos por sessão.O período do treinamento é definido através da configuração personalizada pelo usuário e seu tutor. A aplicação de 5 dias por semana, com 50 minutos de sessão definem o modo de aplicação com menor duração: 25 dias.
Por ser um treinamento online, é indispensável o acesso a uma conexão de internet confiável. O Cogmed pode ser realizado em um PC, Mac ou tablet.

Quais os principais benefícios do treinamento?

  • Melhora o raciocínio complexo
  • Foco atencional
  • Controle da impulsividade
  • Capacidade de seguir instruções
  • Favorece a motivação
  • Autoconfiança
  • Concentração
  • Melhora na autoestima
  • Melhora no planejamento e organização
  • Atenção

Os ganhos nas funções relacionadas a memória operacional podem ser imediatos ou graduais.

O único tratamento de memória operacional com comprovação científica e eficácia comprovada por inúmeros estudos.

O Cogmed foi desenvolvido por uma importante equipe de neurocientistas e psicólogos do Instituto Karolinska, na Suécia, e baseia-se no conceito de que a memória operacional pode ser melhorada através do treinamento intensivo, altamente estruturado e apoiado.
Desde os primeiros estudos, pesquisas e dados clínicos mostram que muitas pessoas com conseguiram melhorar a memória operacional através do treinamento. Elas apontaram que a falta de atenção está ligada a baixa capacidade de memória operacional que resulta no mau desempenho acadêmico, profissional e atividades cotidianas.

A partir desses estudos, sabemos que:

  • A memória operacional é chave para a atenção e o aprendizado.
  • Os efeitos do treinamento Cogmed foram percebidos em todas as faixas etárias.
  • Efeitos do treinamento Cogmed foram comprovados em três níveis de avaliação: imagens do cérebro, testes neuropsicológicos e escalas de avaliação comportamental.
  • Melhorias na memória operacional – após Cogmed – reduziram falhas cognitivas no dia a dia.

Não há nenhum outro programa de treinamento da memória operacional no mercado que busque tão ativamente validações através de pesquisas.

Devido à quantidade de estudos e informações sobre a eficácia do Cogmed, foi criado um Centro de Pesquisas Globais, onde todos os documentos relevantes estão disponíveis.